Flat, ConSuper

Para conseguir resultados diferentes é preciso fazer diferente!!!

A CONSUPER CONSULTORIA DE SUPERMERCADOS

Somos a única empresa de consultoria especializada em gestão empresarial, com atendimento exclusivo para supermercados, em todo o território brasileiro. Há mais de 20 anos apoiamos empresas de varejo, no Brasil.

MISSÃO, VISÃO E VALORES:

MISSÃO: Apoiar supermercadistas na gestão de negócio, através de processos eficientes e eficazes, para que as lojas cresçam com estrutura sólida e tenham longevidade.

VISÃO: Estar atuando, também, na América do Norte (Estados Unidos) e Europa (Portugal) até dezembro de  2021, com o produto ConsuperBI.

VALORES: Ética, respeito, gostar do que faz e ter prazer em ensinar.

QUEM SOMOS

Mestre em Gestão Empresarial

VALDECI D. A. DOS SANTOS, Diretor Geral da ConSuper, graduado em TI – Tecnologia da Informação, Pós Graduado em Análise de Sistemas pela PUC-Campinas/SP. Possui formação na área educacional com Pedagogia pela UNIP/SP e na área administrativa com Administração de Empresas pela UNIP/SP. Mestre em Gestão Empresarial pela FGV.

Vivência há mais de 20 anos em Varejo e possui amplo conhecimento nas áreas Administrativa, Financeira e Operacional de Supermercados.

Como Consultor de Gestão de Supermercados atua nos processos de Marketing, Finanças e Controles, Recursos Humanos, Gestão de Compras, Operação de Loja e Sistemas de TI.

 

Portugal.png
Nuno F_edited_edited_edited_edited.jpg

Consultor de Marketing Multinível e Partner da ConSuper

NUNO FILIPE VINHAS é Partner da Consuper e a sua área de atuação é Marketing Multinível. 

Atualmente sua região de atuação é Charneca da Caparica, Lisboa, Portugal.

Advogado Tributarista e Analista Fiscal

JOÃO SEBASTIÃO FERREIRA FILHO, Sócio e Diretor da ConSuper, Advogado Tributarista e Analista Fiscal. Coordena a base fiscal de tributações de produtos da ConSuper.

Contabilista e Partner da ConSuper

NELSON DE AVELAR,  Partner da ConSuper, Contador, Pós-Graduado pela FGV,  especialista em Lucro Real e contabilidade para supermercados, participa frequentemente de conferência de tributos, checagem, ressarcimento e compensações de tributos,  planejamento tributário e holding.

Engenheira Agrônoma e Partner da ConSuper

RAFAELA RODRIGUES PEREIRA,  Partner da ConSuper, Graduanda em Engenharia Agronômica com iniciação científica na cadeia de suprimentos entre o produtor rural e os supermercados.

Atualmente a sua região de atuação é Carolina do Norte, Estados Unidos. 

Navarro_edited.jpg

Mentor/Coach Executivo e Negócios e Partner da ConSuper

LUIZ CARLOS FERNANDO NAVARRO, Partner da Consuper, mentor e Coach executivo e negócios, Kahler Coach e Trainer Certificado, formador e analista em mapeamento de perfil comportamental com certificação internacional e certificação em DISC versão comportamental e valores. 


Certificado pelo Senai em BPF e APPCC - programas de garantia da gestão qualidade total na agroindústria e indústria de alimentos. 

PRINCIPAIS CLIENTES

Atacadão Boa Vista - Santa Barbara do Leste/MG.

Central da Rede 10 - Ribeirão Preto/SP.

Rede Empório Paraíso - Santa Rosa do Viterbo/SP.

Rede Fortemix - São João da Boa Vista/SP, Casa Branca/SP, Aguaí/SP e Espírito Santo do Pinhal/SP.

Rede Futura Supermercados - Rio Novo/MG.

Rede Grick - Ribeirão Preto/SP.

Rede Supermercados do Bairro - Santarém/PA.

Supermercado Adalberto - Santa Cruz das Palmeiras/SP.

Supermercado Bilo - Pirassununga/SP.

Supermercado Cisper - São Paulo/SP.

Supermercado Coqueiro - São Paulo/SP.

Supermercado Descontão - Cravinhos/SP.

Supermercado Du Roque - Itobi/SP.

Supermercado Frey - Corumbá/MS.

Supermercado Império - Itupeva/SP.

Supermercado Maurício - Santo Antônio de Posse/SP.

Supermercado Pardal - Santa Cruz das Palmeiras/SP.

Supermercado Pontes - Tambaú/SP.

Supermercado Sacolão - Santa Barbara D'Oeste/SP.

Supermercado Vitória - São João da Boa Vista/SP.

Supermercados Agrella - Cravinhos/SP.

Supermercados Bahia- Jarinu/SP e Campo Limpo Paulista/SP.

Supermercados Benedete - Porto Feliz/SP.

Supermercados Canesin - Rede 10 - Ribeirão Preto/SP.

Supermercados Fialho - Leme/SP.

Supermercados Fortaleza - Itajobi/SP.

Supermercados Guanabara - Rede 10 - Ribeirão Preto/SP.

Supermercados Paraíso - Aguaí/SP e São João da Boa Vista/SP.

Supermercados Quitandão - Cordeirópolis/SP.

Terranutra Orgânicos - Americana/SP.

AlGUNS DEPOIMENTOS

Terranutra Hortifruti

Americana /SP

Supermercados Paraíso

Aguaí / SP

Supermercados Quitandão

Cordeirópolis / SP

PRINCIPAIS SERVIÇOS

Análise de Viabilidade Econômica e Financeira

Taxa Mínima de Atratividade – TMA

Antes de falar sobre os indicadores, é válido comentar sobre a Taxa Mínima de Atratividade (TMA). Essa taxa representa o retorno mínimo esperado para um investimento. A TMA é definida levando-se em consideração a fonte de capital (próprio ou através de empréstimos), além da margem de lucro que se espera obter com o investimento.


A TMA varia conforme a empresa, e pode ser apurada de diversas maneiras. Uma referência geral para a TMA das empresas no Brasil é a taxa SELIC, taxa básica de juros da economia brasileira, pois ela afeta tanto o lado da captação de recursos, quanto das aplicações financeiras. Por exemplo, com a taxa SELIC em queda o acesso ao crédito fica mais barato, o que reduz o custo de capital de terceiros e consequentemente a TMA de uma empresa. Ainda, com a queda da SELIC as aplicações financeiras atreladas a ela têm sua rentabilidade reduzida, o que reduz o custo de oportunidade e também impacta em uma menor TMA. De forma oposta, altas na taxa SELIC levam a uma maior TMA.


Valor Presente Líquido (VPL)


O VPL é um indicador que analisa todos os fluxos de caixa esperados pelo investimento, em uma mesma data. Ou seja, todos os fluxos de caixa são descontados a uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) até a data do investimento. Esses fluxos são então somados e de seu total é subtraído o valor do investimento.
Se o resultado do cálculo do VPL for positivo, significa que o projeto tem capacidade de gerar lucros. Caso seu valor seja nulo (zero), significa que o projeto se paga ao longo dos anos, mas sem gerar lucro. E por fim, se o resultado for negativo, significa que o projeto não gera lucro e sim prejuízo.


Taxa Interna de Retorno (TIR)

A TIR representa a rentabilidade de um projeto de investimento. É expressa na forma de uma taxa percentual, seguindo a periodicidade dos fluxos de caixa. Por exemplo, se os fluxos de caixa são mensais, então a TIR resultante será também mensal. Se os fluxos são anuais, a TIR também será anual. Por isso, é dita como uma medida relativa. Quando substituída pela TMA no cálculo do VPL, o VPL torna-se “zero”.


Ao se analisar a TIR, deve-se ter em mãos a taxa mínima de atratividade (TMA) do investimento, pois será necessário comparar essas duas taxas. Ao se fazer a comparação, depara-se com três possíveis cenários.


1. O primeiro deles é quando sua TIR é maior que a TMA. Neste cenário, seu projeto consegue pagar o investimento e ainda sobra capital (lucro).


2. No cenário onde a TIR = TMA, significa que seu projeto consegue pagar o investimento sem gerar lucro.

 

3. E o terceiro cenário é quando sua TIR é menor que a TMA, ou seja, seu projeto não consegue sequer pagar o investimento, gerando prejuízo.

Payback


O Payback é o indicador que mede quanto tempo um projeto levará para gerar os retornos que paguem o investimento.

Existem duas formas de se calcular o payback.


A primeira forma é o payback tradicional, também chamado de payback simples, que não leva em consideração o valor do dinheiro no tempo. Por exemplo, se você investiu R$100.000,00 reais em uma empresa e ela gera retornos mensais de R$10.000,00, o payback será de 10 meses.


Outra forma de calcular é através do payback descontado, em que se utiliza a TMA para descontar os fluxos de caixa e trazê-los à mesma data do investimento inicial.

Ajustamento de Margem de Lucro

Poderosa ferramenta para ajustamento de margens de lucro por SUB GRUPOS. Esta é uma estratégia mercadológica de alto poder e elevada consistência.

 

Objetivo: Aumentar a lucratividade das lojas em pelo menos 2%, em um período de 60 dias. 

 

Ajustamento de Quadro de Colaboradores

Processo utilizado para ajustar o quadro de  colaboradores e preparar as equipes da loja, para atender a demanda em todos os horários de funcionamento das Lojas.

Auditoria Fiscal

Ferramenta eficiente para auditoria no cadastro de produtos, de forma rápida e segura.

Auditoria no cadastro de produtos relacionados a NCM, CEST,  ICMS DE CRÉDITO, ICMS DE DÉBITO, ICMS CONSUMIDOR, PAUTA FISCAL, IVA, PIS, COFINS, NATUREZA DA RECEITA. 

 

Controle de Lucratividade Setorial (áreas mais perecíveis)

Estratégias de gestão de açougue, hortifruti, padaria, frios, laticínios e restaurantes.

Contribui para a apuração e perdas e quebras dos setores de perecíveis e promove ações para prevenção e redução, através de eficiente controle de movimentação de produtos. 

 

Controle de Ruptura (Falta de Mercadorias)

Ferramenta para identificação de produtos estratégicos que impactam nos resultados de vendas.

Geração de relatórios de acompanhamento de faltas de produtos, para combater a ruptura (interna e externa), com objetivo de aumentar as vendas, gerar competitividade e melhorar o atendimento aos clientes.

 

Estratégia de Preços

Ferramenta de alto nível estratégico, para gerar competitividade.

Objetivo: Aumentar as vendas e fidelizar os clientes.

Gestão de Estoques

Ferramentas para gerir os estoques através de inventários periódicos dos setores.

Recomendamos balanços semanais para setores de açougue, hortifruti, frios e laticínios; e balanços trimestrais para mercearias.

 

Objetivo: estoques físicos das lojas estarem coerentes com os estoques do sistema de retaguarda e contábil.

O processo, também, gera a possibilidade de realização de compras, com base na sugestão do sistema, apoia e aumento de produtividade no setor comercial.

Planejamento e Controle de Ofertas

Planejar  as ações de marketing, com identificação de produtos estratégicos.

Gestão de Compras

Estratégia para aumentar a produtividade do setor de compras, equilibrar a relação compra venda, gerar eficiência no setor e contribuir para gerar fluxo de caixa.

 

Através de criação de mapa de rotação de compras, coerente com o giro dos produtos, possibilita o controle da ruptura (falta de produtos) e evita o excesso de compras. 

Gestão de RH (Recursos Humanos)

Ferramentas consistentes, utilizadas  para treinamento de equipes com foco na qualidade de atendimento aos clientes.

A Estatísticas de RH (Recursos Humanos) contribuiu para controle do turn over (rotatividade) e criação de equipes produtivas e motivadas.

Serviços Contábeis

Se a empresa estiver no regime  SIMPLES, implantar processos seguros para a migração para o regime de  LUCRO REAL ( que é a melhor opção para supermercados).

 

Se a empresa estiver no regime de LUCRO REAL, preparar a organização para expansão de forma segura e estruturada, através de processos eficientes. 

Inventário com Equipe da Própria Loja

Treinamos a equipe da própria loja, para a realização de balanços rotativos e gerais, quando a loja tem estrutura e disponibilidade para treinamento dos colaboradores.